Dia Mundial da Diabetes

Hoje comemora-se o Dia Mundial da Diabetes e como tal a IberSaúde não queria deixar de assinalar o dia, deixando-lhe algumas recomendações alimentares.

A educação alimentar é a primeira linha de intervenção na Diabetes Mellitus. A alimentação de um indivíduo com Diabetes não difere em grande medida da alimentação para a população saudável, uma vez que esta deverá cumprir os mesmos princípios da Roda dos Alimentos Portuguesa, devendo ser completa, variada e equilibrada, incluindo todos os grupos alimentares. A alimentação deverá ser sempre personalizada e individualizada, de acordo com as necessidades nutricionais de cada um, tendo em conta fatores como a idade, o peso, o género e o nível de atividade física.

A alimentação não tem de ser restritiva nem monótona, o indivíduo com Diabetes deverá apenas aprender a escolher os alimentos mais adequados e a consumi-los nas quantidades apropriadas.

roda-dos-alimentos-portalFonte: Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal

Quais os nutrientes que influenciam diretamente os níveis de açúcar no sangue?

Os nutrientes que produzem diretamente variações nos níveis de açúcar no sangue são os Hidratos de Carbono. Este nutriente é o principal fornecedor de energia e encontra-se dividido em dois grupos:

  • Hidratos de carbono simples: rapidamente absorvidos no organismo, pelo que devem ser consumidos com moderação. Estão presentes na fruta, laticínios, açúcar, compotas, mel, bolos, sobremesas, etc.;
  • Hidratos de carbono complexos: são de absorção mais lenta pelo organismo, devendo ser privilegiados e fracionados ao longo do dia. Estão presentes nas leguminosas (feijão, grão, lentilhas), cereais e derivados, batata, etc..

Para o controlo dos níveis de açúcar no sangue é importante um consumo adequado de hidratos de carbono simples (frutas e laticínios) e um fracionamento adequado dos hidratos de carbono complexos na dieta em cerca de 5 a 6 refeições diárias. Recomenda-se, também, o aumento da ingestão de alimentos ricos em fibra (cereais integrais, legumes, leguminosas…), para promover um melhor controlo dos níveis de açúcar no sangue.

Sugere-se, ainda, uma redução da ingestão de gordura e  sal.

Os indivíduos com Diabetes não podem consumir fruta?

A fruta deve ser consumida diariamente em cerca de 3 a 5 porções, uma vez que faz parte de uma alimentação saudável, devido ao seu teor em vitaminas, minerais e fibra.  Contudo, pelo seu teor de açúcar, frutose, o seu consumo deverá ser equilibrado.

Frutas consideradas mais doces como as uvas, dióspiro ou banana podem ser ingeridas, desde que nas quantidades adequadas de acordo com a equivalência de hidratos de carbono, ou seja, desde que se consuma a mesma quantidade de hidratos de carbono quando se substitui umas frutas por outras. Aprenda a substituir as frutas de acordo com a tabela de equivalências a seguir apresentada:

1 Maçã ½ Banana ½ Meloa 2 Tangerinas
1 Pera 1/3 Diospiro 10 Morangos 1 Pêssego
1/3 Papaia 1 Laranja ½ Marmelo 20 Cerejas
10 Bagos de Uva ½ Manga 1 Kiwi 2 Ameixas

Existem alimentos proibidos para um indivíduo com Diabetes?

Não existem alimentos proibidos para indivíduos com Diabetes. Estes devem apenas reduzir a ingestão de hidratos de carbono de simples (açúcar, bolos, sobremesas, etc.) e, também, os alimentos ricos em gordura.

Conselho da Nutricionista:

Hábitos alimentares saudáveis são parte integrante do tratamento da Diabetes Mellitus, juntamente com a atividade física e a medicação prescrita. A alimentação dos indivíduos com Diabetes deve ser baseada nos princípios de uma alimentação saudável, não existindo assim alimentos proibidos. Os indivíduos deverão apenas aprender a selecionar os alimentos mais adequados e consumi-los nas quantidades apropriadas.

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